segunda-feira, 27 de junho de 2011

Responsabilidade Social Incorporada aos Negócios



Não confunda responsabilidade social com filantropia.

As ações ligadas a este assunto não visam apenas o bem estar, mas também um melhor desempenho dos negócios e, por conseguinte, maior lucratividade.

Abaixo algumas características sobre o referido tema :
·         Além dos acionistas, as empresas devem apresentar e demonstrar suas reais intenções aos funcionários, à mídia, ao poder governamental , não-governamental e ambiental  e comunidades ligadas ao seu negócio. Ações  participativas visam a interpretação e clareza dos assuntos e um conhecimento real das pessoas que fazem parte da “máquina”.
·         É importante preocupar-se com a cadeia de produção. O produto final não atende ou é avaliado somente por fatores ambientais e sociais, mas por tratar-se de interesse comum, toda o entendimento  desta cadeia é importante. Exemplo : A avaliação contínua dos fornecedores é um item a ser  utilizado no decorrer da cadeia produtiva.
·         Mais do que desenvolvimento, ações sustentáveis visam o encontro de medidas preventivas  e uma melhor análise de riscos, pois impedem, na maioria da vezes, processos judiciais e catástrofes ambientais.
·         A transparência não é refletida apenas com apresentação de demonstrações financeiras ou contábeis, mas sim através de uma performance social e ambiental, suas ações e resultados.

A passos largos deveremos profissionalizar pessoas e empresas que venham a atender às normas, que proporcionarão  um melhor atendimento e entendimento dos itens que fazem parte da responsabilidade social.


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